Se este apontamento tivesse sido escrito há
uns anos a esta parte quando os automóveis para acelerar necessitavam dum pé
ou de um sistema de cruise control que
estava ligado a um cabo ou a um tirante mecânico, muita gente que o estivesse a
ler ficaria com dúvidas da sanidade mental do seu autor. Mais recentemente se
estivéssemos a falar dum modelo a gasolina equipado com uma unidade de injeção
eletrónica que possuísse um motor de passo, já lhe dariam algum benefício de
dúvida, pois poderia ser uma avaria no motor passo-a passo que regula
precisamente as rotações do motor ao ralenti. O caso que lhe trazemos hoje não
é nenhum dos problemas acima indicados é algo que acontece frequentemente em veículos
equipados com o motor Renault DCI 1.9 de comando eletrónico na bomba. As
bombas de injeção de combustível montadas nos motores a diesel desde sempre,
pelo facto destes queimarem um combustível mais pesado e menos volátil que a
gasolina ao início eram completamente mecânicas. O primeiro componente
eletrónico associado a estas verdadeiras obras de arte foi uma válvula elétrica
que cortava o gasóleo eletricamente, passando a evitar que alguns automóveis
por acidente pegassem em alturas inoportunas, como ao deslizarem durante a noite
numa rua inclinada por esquecimento do puxão no travão de mão ao estacionar. Já
nessa altura estas bombas eram tratadas de uma forma muito especial em locais
muito limpos por técnicos que só se dedicavam a estes componentes com cuidados a
nível da relojoaria. Presentemente as avarias nestes componentes também são
tratadas da mesma forma. Muitas das casas que trabalharam durante anos com
bombas mecânicas evoluíram e focaram-se nas bombas eletrónicas e nas turbinas.
A avaria que trazemos hoje tem o sintoma de funcionamento irregular, aceleração
inconstante e ralenti desregulado. Face a este problema o técnico desmonta a
bomba e encaminha-a para um especialista de bombas. A dica de hoje é que antes
de desarma-la e encaminhá-la para outro especialista, verifique o fio que passa
por baixo do corpo da bomba. O estado danificado deste condutor leva aos
sintomas acima referidos. A sua reparação fácil e intuitiva evita avultadas
despesas e muito trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário