segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

«Acidente de clássicos no Autódromo do Estoril»


  Fez ontem uma semana aconteceu no Autódromo do Estoril, numa corrida a contar para o campeonato nacional de clássicos um acidente que ficará para a história dos acidentes no Autódromo do Estoril. Como já se esperava a especulação tomou conta das opiniões e hoje ouvi, vindo de alguém que jamais o poderia ter dito uma versão demasiadamente deturpada para não redigir estas linhas. O que vou relatar foi visto das grades que separam a pista das boxes, ao mesmo tempo esquivando-me de algumas peças que teimosamente tentavam entrar pelas redes de protecção. A luminosidade era pouca, a chuva muita e a visibilidade dos pilotos baixíssima, também resultado da fraca qualidade do sistema de iluminação dos modelos em pista. Recordo que já vi provas de 24 de Le Mans acontecerem em piores condições climatéricas à noite e numa pista sem iluminação. O Porsche 911 do piloto espanhol que seguia na recta da meta fez aquaplaning e embateu violentamente no muro de protecção depois da entrada para as boxes e imobilizou-se atravessado sobre o lado direito da pista. O piloto permaneceu dentro do carro que perdeu uma roda e diversas peças espalhadas na recta da meta. Depois disso um Ford GT40 embate na roda do 911 e leva-a quase até ao fundo da recta imobilizando-se. Nessa altura a sinalização de alerta é mostrada aos pilotos com a luz vermelha embora tenha sido desobedecida pela maioria que continuou a acelerar como se nada tivesse visto. Um outro Porsche, um 356 embate no 911 imobilizado enquanto os outros concorrentes à velocidade que podiam gincaneavam à volta dos destroços que se acumulavam no asfalto. O último, depois de um Lotus Elan e de uns quantos mais se desviarem e baterem no que voava naquela altura na pista, foi um VW Karman Guia que embateu violentamente no 911 como retrata as imagens. A corrida parou, o condutor do 911 foi retirado pela equipa de bombeiros no local que recorreu ao corte da viatura foi levado com mais três pilotos para o hospital ficando na ideia de quem assistiu a este episódio ao vivo, que o mais sensato teria sido a entrada do pace car durante a corrida ou mesmo a paragem evitando assim a tragédia que aconteceu.           



 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário