As piores avarias que qualquer máquina pode contrair e o
automóvel não é excepção, são aquelas que não se detectam directamente, seja
através de paragem da máquina ou recorrendo a equipamento de diagnóstico. Muitas
vezes e por incrível que pareça, algumas avarias ao chegarem perto da oficina
desaparecem. Todo o profissional nesta área já viveu isso. O caso que vos trago
hoje, apesar de ter sido ultrapassado pela evolução dos sistemas electrónicos
de ignição, ainda equipa muitos automóveis que circulam diariamente nas nossas
estradas. Pertence ao grupo de componentes eléctricos do automóvel e
denomina-se bobine. Em caso de avaria, este componente pode levar à falha de arranque,
facilitando a sua detecção. Noutros, acompanhado por falha nos cabos de velas, pode
tornar-se um verdadeiro quebra-cabeças. A bobine é um componente que gera calor
no seu funcionamento, sendo que, algumas interrupções por avaria, só aconteçam
quando esta atinge uma determinada temperatura, funcionando perfeitamente até
essa altura. Este facto leva a que até esse ponto, que pode demorar de cinco
minutos a várias horas a atingir, dependendo das condições atmosféricas exteriores
e até da própria avaria do componente, o motor funcione na perfeição. Como
detectar e resolver então essa falha? A única forma é substituindo todos os componentes
que fazem parte do sistema. Neles incluímos cabos, módulo, velas e na
possibilidade placa de distribuição. Esta operação onerosa acaba por levar à
substituição de peças ainda com tempo útil de vida por dificuldade na sua
verificação. Hoje os sistemas de ignição electrónica abriram novos caminhos na
despistagem deste tipo de avarias, não eliminando as dúvidas que todos
conhecemos.
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