domingo, 4 de dezembro de 2016

Índice de viscosidade


   Hoje vou explicar o significado de uma das características mais importantes dum lubrificante de automóvel, o grau de viscosidade ou índice de viscosidade. Uma sigla regida pela S.A.E associação de engenheiros automóvel que indica a velocidade de variação da viscosidade do lubrificante com a temperatura. Antes de mais tenho de vos falar de viscosidade. Viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos e tem a ver directamente com a resistência interna das moléculas que os constituem. Uma maior resistência interna significa menor escoamento e maior viscosidade. Os lubrificantes comportam-se como gorduras ou seja perdem viscosidade com o aumento da temperatura.
 
 
 
O grau de viscosidade não tem unidade mas classifica por comparação os lubrificantes quanto à sua velocidade de perderem viscosidade com a temperatura. Assim um lubrificante que perca viscosidade muito rápido terá um grau de viscosidade menor que outro que perca mais lentamente. Consequentemente um lubrificante que demore mais tempo a perder a viscosidade terá de ser mais espesso que outro mais rápido a perdê-la. Esta condição fez a S.A.E. organizar uma tabela de graus de viscosidade com os óleos mais finos a ocuparem os primeiros lugares. Cada óleo possui um grau de viscosidade, embora esta na prática se perca como já foi dito com o aumento da temperatura. Os motores de automóvel funcionam num regime de temperaturas que varia entre a temperatura de arranque e 130º, passando um lubrificante no seu interior por vários valores de viscosidade. Para regrar considerou-se duas temperaturas target num motor de automóvel, 40º e 100º sendo 40º o início do trabalho e 100º o limite de utilização. Todos os lubrificantes possuem um grau de viscosidade, porém o funcionamento dos motores exige que se mantenha durante uma franja de temperaturas de utilização uma viscosidade mais ou menos estável. Esta exigência é mal conseguida com um lubrificante que possua um só grau de viscosidade, mas satisfatoriamente conseguida com um lubrificante multi-graduado ou seja que possua mais de um grau de viscosidade. A indicação 20w 50 significa que o lubrificante possui dois graus de viscosidade ou duas velocidades de perda de viscosidade com a temperatura. Grau 20 a 40º célcios e grau 50 a 100º célcios. O w significa que o primeiro valor numérico se refere à graduação mais fria da palavra «winter».           

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