Hoje vou
explicar o significado de uma das características mais importantes dum lubrificante
de automóvel, o grau de viscosidade ou índice de viscosidade. Uma sigla regida
pela S.A.E associação de engenheiros automóvel que indica a velocidade de
variação da viscosidade do lubrificante com a temperatura. Antes de mais tenho de
vos falar de viscosidade. Viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos
e tem a ver directamente com a resistência interna das moléculas que os
constituem. Uma maior resistência interna significa menor escoamento e maior
viscosidade. Os lubrificantes comportam-se como gorduras ou seja perdem
viscosidade com o aumento da temperatura.
O grau de viscosidade não tem unidade
mas classifica por comparação os lubrificantes quanto à sua velocidade de perderem
viscosidade com a temperatura. Assim um lubrificante que perca viscosidade
muito rápido terá um grau de viscosidade menor que outro que perca mais
lentamente. Consequentemente um lubrificante que demore mais tempo a perder a
viscosidade terá de ser mais espesso que outro mais rápido a perdê-la. Esta condição
fez a S.A.E. organizar uma tabela de graus de viscosidade com os óleos mais
finos a ocuparem os primeiros lugares. Cada óleo possui um grau de viscosidade,
embora esta na prática se perca como já foi dito com o aumento da temperatura.
Os motores de automóvel funcionam num regime de temperaturas que varia entre a
temperatura de arranque e 130º, passando um lubrificante no seu interior por
vários valores de viscosidade. Para regrar considerou-se duas temperaturas target
num motor de automóvel, 40º e 100º sendo 40º o início do trabalho e 100º o
limite de utilização. Todos os lubrificantes possuem um grau de viscosidade,
porém o funcionamento dos motores exige que se mantenha durante uma franja de temperaturas
de utilização uma viscosidade mais ou menos estável. Esta exigência é mal
conseguida com um lubrificante que possua um só grau de viscosidade, mas satisfatoriamente
conseguida com um lubrificante multi-graduado ou seja que possua mais de um
grau de viscosidade. A indicação 20w 50 significa que o lubrificante possui
dois graus de viscosidade ou duas velocidades de perda de viscosidade com a
temperatura. Grau 20 a 40º célcios e grau 50 a 100º célcios. O w significa que o
primeiro valor numérico se refere à graduação mais fria da palavra «winter».
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