Muito utilizados nos modelos ingleses os carburadores SU foram durante muitos anos a forma de se misturar ar à gasolina e fazer andar modelos como o Mini, o Mini Cooper, muitos modelos da Mg entre outros. Montados a solo ou para debitar mais uns pónei zinhos em duplicado, continuam a fazer andar automóveis. Explicamos aqui como se centra de uma forma mais prática as agulhas e os jactos dos carburadores SU. A afinação dos carburadores SU passa pela centragem dos
jactos em relação às agulhas depois da montagem destes componentes novos. (atenção que a montagem só das agulhas dispensa esta intervenção). Isto tem que acontecer para tornar o movimento
dos êmbolos livres em todo o seu curso. ( Se as agulhas não estiverem centradas nos jatos, os êmbolos prendem nas próprias agulhas). Para tal é necessário segundo os
manuais desapertar a porca que fixa a camisa onde trabalha o jacto ao corpo
do carburador e centrar com uma peça própria. Como essa operação não é fácil a dica é despertar essa porca mas com tudo montado inclusive agulha dentro e
centrar directamente o conjunto, voltando a apertar depois. Subir e descer os êmbolos, senti-los livres e regular a mistura. Desapertar a porca principal enriquecendo a mistura (ver quando o escape começa a fazer fumo preto). De seguida voltar a apertar até começar a sentir oscilação no motor por falta de gasolina. Rodar mais uma volta no sentido de enriquecer (desapertar) . Se estiver na presença de um modelo de carburador duplo, tem que realizar esta operação com estetoscópio ou com um tubo para ouvir a sucção ao ralenti.
SOU AMANTE DOS CARBURADORES TIPO SU MAS DIFICIL AS ADAPTAÇÕES JATOS E AGULHAS TEM QUE SE MATAR A CABEÇA
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